Bem-estar emocional e Qualidade de vida - Psicologia Campinas - Miriam Cruvinel -
Pular para o conteúdo

Bem-estar emocional e Qualidade de vida

Sentir-se bem psicologicamente é o mesmo que ter saúde emocional. Bem-estar emocional nada mais é do que sentir-se bem consigo mesmo, com as pessoas que convive e com seu trabalho. Normalmente as pessoas se preocupam com o bem-estar físico e acabam negligenciando o bem-estar emocional ou psíquico. Dessa forma, muito se fala em saúde física, que envolve manter uma boa alimentação, fazer atividades físicas, ter uma boa qualidade no sono entre outras atitudes.

 

E para ter uma saúde emocional, o que é preciso fazer?

Para ter uma sensação de bem-estar emocional é necessário cuidar de si mesmo, cuidar da mente. Implica em saber reconhecer as próprias emoções em si e nos outros e especialmente ser capaz de administrar bem seus sentimentos. Nota-se que é um conceito abrangente e bastante individual. Assim ter uma saúde emocional não é apenas estar livre de problemas como depressão, ansiedade, pânico e fobias. É mais do que isso. É saber lidar com o stress do dia-a-dia e as adversidades das quais todos vivenciam em suas vidas.
A visão que temos de nós mesmo, das pessoas com as quais convivemos e nossa visão de mundo e do futuro influencia sobremaneira no bem-estar emocional.

 

Visão positiva das outras pessoas

Acreditar que as outras pessoas são boas, generosas e dignas de confiança pode ser extremamente importante para o bem-estar emocional. Não cultivar a raiva, os conflitos e pensamentos ruins em relação aos outros traz benefícios para si próprio.

 

Visão positiva do futuro

Pensar em um futuro com esperança e otimismo nos remete a idéia de que mesmo que você esteja em uma fase ruim a situação vai ficar melhor e você irá encontrar uma maneira de administrar seu conflito.

Conseguir alcançar a visão positiva nesses 3 pilares nem sempre é uma tarefa fácil, uma vez que essa visão é a construção de muitos anos de convivência familiar, de transmissão de valores e uma construção de um sistema de crenças na qual o indivíduo se molda. Trata-se do funcionamento mais íntimo e particular de cada individuo. O que dificulta ainda mais esse processo é que na maior parte do tempo não se tem consciência desses 3 fatores. É importante ressaltar que muitas pessoas precisam de uma orientação ou auxílio profissional para se tornar mais consciente desses pilares e conseguir desenvolver e /ou aprimorar essa habilidade.

 

Estratégias a serem utilizadas no dia a dia

Abaixo listo algumas estratégias que você pode empregar em seu dia-a-dia como uma maneira de sentir-se melhor, e mais estável emocionalmente. Essas estratégias são ferramentas simples, no entanto, essas pequenas mudanças de atitude e comportamento podem fazer muita diferença em nossas vidas.
É evidente que pode ser que funcione para algumas pessoas, mas não funcione para outras. A ideia é que por meio do auto-conhecimento cada indivíduo seja capaz de identificar aquilo que mais funciona para si mesmo, e ao identificar seja capaz de aplicar tais estratégias em seu cotidiano.

 

Estratégias:

  • Escolha uma atividade física que dê prazer e comece a praticar alguns dias da semana;
  • Encontre uma atividade de lazer, algo que seja novo, prazeroso e criativo (exemplos: ler, ouvir uma música, assistir um filme, costurar, etc)
  • Cultive sua vida social
  • Cultive seus relacionamentos familiares e afetivos
  • Desenvolva habilidades mais positivas, como autocontrole, flexibilidade, otimismo, etc
  • Não incentive pensamentos ou sentimentos negativos
  • Enfim, a ideia de qualidade de vida emocional supõe uma regulação eficiente das emoções, autoconhecimento e equilíbrio emocional. Não há fórmulas mágicas e sim uma boa dose de autoconhecimento. E não rara as vezes, precisamos fazer pequenas alterações em nossas rotinas, mudando o estilo de vida para ter um bem-estar emocional.

Espero que este texto possa trazer algumas reflexões para você!!! Abraços!

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this